Em 2024, o investimento em Portugal nos setores do turismo, imobiliário, energias renováveis e noutros projetos de longo prazo manteve-se robusto. Apesar dos desafios enfrentados, os investidores locais e internacionais mantiveram a confiança nas perspectivas futuras destes setores. Depois de crescer 2% em 2024, prevê-se que a economia portuguesa cresça 2,3% em 2025 e 2026. As exportações de bens e serviços atingiram os 56.293 milhões de euros até ao final de junho de 2024, uma queda de 0,9% em comparação com o mesmo período em 2023.
Em 2023, os investimentos no turismo, no setor imobiliário, nas energias renováveis e em outros projetos a longo prazo continuaram a registar um crescimento em Portugal. Apesar das dificuldades que atualmente se vivem, investidores nacionais e internacionais mantiveram a sua confiança nos investimentos a maior prazo nos setores do turismo, energias e do imobiliário.
É expectável que o "Plano de Resiliência e Recuperação" (PRR), financiado pela União Europeia, venha a melhorar o desempenho da economia portuguesa num futuro próximo.
O governo planeia investir em 85 projetos de infraestruturas, com 22 200 milhões de euros no sector dos transportes, principalmente na modernização ou construção de novas infraestruturas ferroviárias e de metropolitano, 13 060 milhões de euros em energias renováveis e 7 418 milhões de euros em investimentos relacionados com o ambiente. Em 2023, foram criados novos fundos públicos num total de 400 milhões de euros, na sua maioria para investir em start-ups.
O compromisso de Portugal com a transição energética e os desenvolvimentos tecnológicos tem vindo a atrair investidores internacionais e locais no domínio dos projetos de energia solar e eólica. Os investidores aguardam a abertura de concursos públicos pelo Governo para o desenvolvimento de projetos de energia eólica offshore na costa de Portugal.
Apesar das guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, Portugal continua a ser um porto seguro para os investidores internacionais. De acordo com o "Global Peace Index 2023" do Institute for Economics & Peace, Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo, estando classificado em 7º lugar nos países mais seguros do mundo e 4º na Europa.
Este guia analisa os principais aspetos a considerar pelos investidores estrangeiros que veem Portugal como local de investimento, como a criação de empresas, incentivos ao investimento, regras em matéria de emprego, sistema fiscal, proteção da propriedade intelectual, investimento imobiliário e sistema judicial.
Para mais informações aceda a https://www.macedovitorino.com/why-portugal.