A MACEDO VITORINO anuncia que publicou a sua primeira newsletter com recurso a ferramenta de inteligência artificial desenvolvida em conjunto com a empresa de tecnologia jurídica Key Terms Software usando o modelo ChatGPT da OpenAI.
A newsletter foi primeiro redigida pelo assistente de IA da Key Terms instalado no processador de texto Microsoft Word. O texto foi de seguida revisto por três advogados. O tempo total de produção da notícia foi de 60 minutos, ou seja, incluindo a aplicação da instrução (prompt) e a revisão por três pessoas. O mesmo trabalho realizado apenas por um ser humano tomaria pelo menos 1hr. 40m. Os ganhos de produtividade foram de 40% numa tarefa de pouca dificuldade técnica, embora com sobre-utilização de recursos humanos devido ao caráter experimental do projeto. Terminada a fase de testes, quando o sistema estiver em plena produção plena e for utilizado de forma regular, os ganhos de tempo serão superiores a 50% em tarefas de baixa complexidade e de 20 a 30% em tarefas de maior complexidade.
Foram identificados diversos erros na resposta do assistente de IA, nomeadamente na compreensão dos planos de raciocínio que o assistente de IA a não compreender a função da lei analisada; a compreensão dos efeitos deste tipo de leis exige o recurso a informação que não foi dada ao sistema e que um jurista com formação de base facilmente incorpora na sua análise.
A redação desta newsletter é o primeiro trabalho no âmbito do projeto HaiLE (acrónimo de "Human in the loop AI Legal Experiment") desenvolvido conjuntamente pela MACEDO VITORINO e a Key Terms Software com vista a criar ferramentas jurídicas usando inteligência artificial.
"Estamos muito entusiasmados com este primeiro trabalho feito com recurso a IA. É apenas um pequeno passo no que será um longo percurso", afirmou António. Vitorino, sócio da MACEDO VITORINO e responsável pelo projeto. "A MACEDO VITORINO investe há vários anos em inteligência artificial e espera liderar o desenvolvimento de tecnologia jurídica e a utilização de IA no direito, reconhecendo o papel essencial de advogados e juristas em geral", acrescentou António Vitorino.
A newsletter que agora publicamos refere expressamente ter sido produzida com recurso a IA. Queremos assegurar uma utilização responsável e transparente das ferramentas de IA, informando os nossos clientes e outros leitores da informação que criamos com recurso a IA. Aceda ao texto completo da newsletter AQUI.